Skip links

12 {789} MAT

ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Escola Secundária de Paredes

TÍTULO DO PROJETO

12 {789} MAT

CATEGORIAS

Pedagogia, Solidariedade, Inclusão

PÚBLICO-ALVO

3.º Ciclo

DISTRITO

Porto

OBJETIVOS

  • Combater o insucesso educativo dos alunos na disciplina de Matemática.
  • Contribuir para a concretização dos objetivos do PASEO
  • Dinamizar sessões de estudo acompanhado para alunos do 7.º ano com monitorização de alunos do 12.º ano e supervisão dos professores da disciplina.

DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA

Considerando as dificuldades dos alunos do ensino básico na disciplina de Matemática, principalmente no 7.º ano de escolaridade, e ainda o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, a direção da escola, em parceria com a associação de estudantes, apresentou aos órgãos escolares próprios uma proposta de atividade com a designação 12 {789} MAT que, sucintamente, propõe sessões de estudo com alunos do 12.º ano de escolaridade, designados monitores, e alunos do 7.º ano com evidências de dificuldades de aprendizagem na disciplina de Matemática, adiante designados alunos.

Os monitores foram voluntários que frequentaram turmas do 12.º ano do curso de Ciências e Tecnologias e que obtiveram no fim do 1.º período de 2018/19 classificações não inferiores a 14 na disciplina de Matemática.

O projeto funcionou sob a coordenação da direção da escola e da delegada da disciplina de Matemática.

As sessões de estudo, com 90 minutos, decorreram no turno da tarde, no horário mais favorável aos monitores e aos alunos, em salas de aula. O cronograma, bem como a constituição das equipas de monitores e de alunos, foi definida pelos coordenadores. Os coordenadores asseguraram ainda o material necessário para as sessões de estudo, incluindo os manuais de matemática. A supervisão pedagógica, relativa aos programas, às metas e às aprendizagens essenciais, consistente com as planificações definidas pelo Grupo Disciplinar de Matemática, também foi assegurada pelos coordenadores.

Por indicação dos professores de Matemática do 7.º ano, e depois de recolhido o assentimento dos encarregados de educação, inscreveram-se no projeto 67 alunos do 7.º ano. Foram organizados 11 grupos-turma. 

Ao longo das 18 semanas úteis de duração do projeto, cada grupo teve acesso a 18 sessões de estudo com a duração de 90 minutos.

VANTAGENS DA PRÁTICA NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO

  • O projeto valoriza o espírito solidário e voluntário dos alunos, desenvolvendo aptidões como a tomada de decisão, a capacidade de comunicação e de liderança e ainda a responsabilidade.
  • Os monitores sentem que são valorizados pela comunidade escolar e veem reconhecido o esforço e o brio que os distingue como alunos de mérito. Têm uma perspetiva mutualista da experiência pedagógica.
  • Os alunos reconhecem a autoridade dos monitores em todas as camadas da relação pedagógica e consideram ter tido o privilégio de participar nas sessões de estudo.
  • O projeto é eficaz na promoção do sucesso escolar: de um conjunto de 65 alunos do 7.º ano com muitas dificuldades em Matemática (47 negativas no 1.º período), 48 alunos registaram o nível 3 no fim do ano letivo.
  • No terceiro período, a evolução dos alunos, observada exclusivamente pelas avaliações periodais, não foi muito nítida: 47 níveis dois no fim do 1.º período; 21 níveis dois no fim do 2.º período e 17 níveis dois no fim do 3.º período.

RESULTADOS OBTIDOS

Dos 65 alunos que iniciaram e concluíram o projeto, 47 tinham sido avaliados com nível 2 no 1.º período e 18 com nível 3. Deste conjunto de 18 alunos, 17 mantiveram o nível 3 e um aluno foi avaliado no 3.º período com nível 4. Dos 47 alunos com nível 2, no fim do ano letivo, 30 conseguiram atingir o nível 3 e 17 foram novamente avaliados com o nível 2.

No fim do projeto, recolheu-se dos monitores um testemunho não escrito da sua participação.

Seis meses depois de terminado o projeto, em dezembro de 2019, foi aplicado um inquérito aos alunos, agora no 8.º ano, para aferir a importância e o impacto das sessões de estudo com os monitores. Dos 63 alunos que continuam na escola, 7 consideraram as sessões importantes e 56 afirmaram que foram muito importantes. Todos os alunos conseguiram recordar-se do nome dos monitores. 41 alunos referiram que gostavam de voltar  este ano a sessões de estudo com os monitores e 9 disseram que não. Os restantes alunos responderam que têm apoio com o atual professor de matemática.

EQUIPA DO PROJETO/ATIVIDADE

Professores de Matemática do 7.º ano.

65 alunos do 7.º ano.

24 monitores (alunos) do 12.º ano

DADOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Nome: Escola Secundária de Paredes

Telefone: 255782127

Correio eletrónico: geral@esparedes.pt 

Direção: Francisco Queirós

Publicado em 15 de Julho, 2022
Este sítio web recorre ao uso de cookies para proporcionar uma melhor e mais personalizada experiência de utilização aos seus visitantes. Ao usar este sítio web aceita o uso de cookies tal como descrito na nossa Política de privacidade. Mais informações.