Skip links

Participação do Programa Eco-Escolas

ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Agrupamento de Escolas Albufeira Poente

TÍTULO DO PROJETO

Participação do Programa Eco-Escolas

CATEGORIAS

Cidadania, Responsabilidade, Sustentabilidade

PÚBLICO-ALVO

1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo

DISTRITO

Faro

OBJETIVOS

  • Dar a conhecer desafios/problemas ambientais.
  • Promover diversas atividades relacionadas com a educação ambiental para a sustentabilidade e melhorar o desempenho ambiental da escola.
  • Sensibilizar e envolver a comunidade educativa na promoção de hábitos e comportamentos de defesa do meio ambiente.

DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA

As ações desenvolvidas foram direcionadas para a aquisição da hábitos de cidadania no campo da educação ambiental, procurando envolver todos elementos da comunidade escolar. Foi respeitada a metodologia dos 7 passos propostos pelo Programa Eco-Escolas. Na realização das atividades foi seguida a metodologia do trabalho de projeto e o trabalho colaborativo entre alunos e entre professores. Foi elaborado e concretizado o plano de ação com mais de 40 atividades e foram estabelecidas parcerias com instituições/empresas de âmbito local, regional e nacional.

No âmbito do PASEO, pretendeu-se desenvolver junto dos alunos os princípios ‘Saber’ e ‘Sustentabilidade’, os valores ‘Cidadania e Participação’ e na áreas de competências foram promovidas principalmente as seguintes: ‘Informação e comunicação’, ‘Raciocínio e resolução de problemas’ e ‘Bem-estar, saúde e ambiente’.

VANTAGENS DA PRÁTICA NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO

  • Estimula a auto estima dos alunos e o desejo de colaborar em projetos desafiantes e úteis.
  • Permite a melhoria dos resultados académicos sempre que as atividades promovidas são integradas nos programas das diversas disciplinas.
  • Favorece a relação pedagógica entre os professores e entre os alunos e os seus pares.

RESULTADOS OBTIDOS

O grau de adesão e participação dos alunos nas atividades propostas no contexto de turma foi acima de 80%. Preocupação crescente por parte da população escolar em fazer a separação dos resíduos e na poupança de energia e de água. Disponibilidade por parte de alguns alunos em colaborar voluntariamente nas atividades para melhorar a qualidade de vida na escola. Perceção de um sentimento generalizado de que a preservação do ambiente é uma responsabilidade que a todos diz respeito.

EQUIPA DO PROJETO/ATIVIDADE

Armindo Martins – armindomartins@alpoente.org

Teresa Pereira – teresapereira@alpoente.org

DADOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Nome: EB2,3 D. Martim Fernandes e EB1,2,3 da Guia

Telefone: 289 586 779

Correio eletrónico:  geral@alpoente.org

Direção: Sérgia Medeiros

Este sítio web recorre ao uso de cookies para proporcionar uma melhor e mais personalizada experiência de utilização aos seus visitantes. Ao usar este sítio web aceita o uso de cookies tal como descrito na nossa Política de privacidade. Mais informações.