ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Jardim-de-infância de Sto. António, Escapães, AE Arrifana
TÍTULO DO PROJETO
Casa da Árvore: Albergue dos Pequeninos
CATEGORIAS
Empreendedorismo, Solidariedade, Responsabilidade
PÚBLICO-ALVO
Pré-escolar
DISTRITO
Aveiro
OBJETIVOS
- Promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças, através de uma vivência inter/multicultural intergeracional entre crianças e ‘peregrinos’, encetando comportamentos/atitudes de cidadania, aceitação ativa da diferença solidariedade com e para com os “peregrinos” que fazem o caminho de Santiago de Compostela.
- Promover a comunicação inter/multicultural onde todos partilhem conhecimentos, valores, experiências estéticas específicas de cada cultura, de modo a reconhecerem, respeitarem e valorizarem as diferenças culturais.
- Desenvolver uma pedagogia empreendedora, em que a criança se sinta protagonista, desenvolvendo projetos que potencializem o seu desenvolvimento humano, social, inclusivo e sustentável.
DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA
A “casa da árvore” nasceu em novembro de 2014, no jardim-de-infância de Sto. António, Escapães, AE Arrifana. Corporiza uma pedagogia empreendedora virada para o contexto local, nacional e internacional, visto estar sediada, num dos caminhos de Santiago de Compostela, que atravessa Portugal. O que oferecemos…Conforto para a jornada do peregrino, através de trabalho de equipa e cooperação, para isso disponibilizamos repouso temporário, calor humano, partilha de saberes, que resultam da transversalidade das situações de aprendizagem inerentes às áreas de formação pessoal e social, expressão e comunicação, conhecimento do mundo, mas também as que resultam do contacto intergeracional e cultural, espelhada no acolhimento, partilha e certificação da passagem, através de um selo criado pelas crianças para a ‘Caderneta do Peregrino’; Carimbo do Município de Santa Maria da Feira; integra a rota certificada dos CAMINHOS DE SANTIAGO DE COMPOSTELA.
VANTAGENS DA PRÁTICA NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO
“Casa da Árvore: ’albergue’ dos peregrinos”, continua a ser um ponto de partida experiencial intemporal aonde crianças dos três aos seis anos desenvolvem competências que assentam em princípios democráticos, éticos, de participação e de cooperação. Os principais objetivos são fornecer às crianças aprendizagens que as dotem de ferramentas para a vida em sociedade, sem esquecer as capacidades e necessidades individuais de cada uma. Desta forma, as crianças poderão obter sucesso nas tarefas e atividades em que se envolvem, planeando e estruturando o pensamento e dever cívico através da sua autonomia, criatividade e dever democrático. Educar para a inter/multiculturalidade é abrir as portas a uma maior liberdade de escolha a todos os níveis: afetivo, social, cognitivo, linguístico, profissional, cultural e estético.
RESULTADOS OBTIDOS
No que concerne à implementação deste projeto ele assenta em indicadores qualitativos e em evidencias formativas, nomeadamente no seu contributo para a inclusão de crianças com identidades muito próprios, com fragilidades de comunicação, autonomia, aprendizagem, cognição, mas também de diferentes origens culturais e sociais. As crianças no seu dia-a-dia e ao longo do tempo adquirem protagonismo no seu processo formativo, sendo capazes de planear, executar e avaliar. Observa-se de uma forma gradual o respeito pela individualidade, através de atitudes de partilha e respeito pelas culturas, costumes diferentes dos nossos. Ao nível dos peregrinos temos um inquérito de opinião que reflete bem o impacto positivo deste projeto quer a nível humano, relacional e dos saberes partilhados quer pelas crianças quer pelos peregrinos, que tornam-se espoletadores de novas aprendizagens.
EQUIPA DO PROJETO/ATIVIDADE
Educadora de Infância titular do grupo e responsável: Maria João Silva – marjoaoasilva@gmail.com
DADOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Nome: Jardim-de-infância de Sto. António, Escapães, AE Arrifana
Telefone: 964319123
Correio eletrónico: jisto.antonio.escapaes@gmail.com