ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Agrupamento de Escolas de Gondifelos
TÍTULO DO PROJETO
Eu Confiante- Abertura à Diversidade
CATEGORIAS
Cidadania, Humanismo, Responsabilidade
PÚBLICO-ALVO
3.º Ciclo
DISTRITO
Braga
OBJETIVOS
- Contribuir para a promoção da saúde psicológica e do desenvolvimento integral.
- Contribuir para a promoção de uma autoimagem mais positiva e de maior confiança para a participação em atividades académicas e sociais.
- Promoção de competências de auto-regulação, resiliência e coping.
DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA
Foram realizadas 4 sessões em grupo turma, orientadas pela psicóloga do SPO e D.T., desenvolvendo-se dinâmicas de grupo, visando a promoção do relacionamento interpessoal, regulação emocional, comunicação entre pares, gestão de conflitos, desenvolvimento da consciência social, a tomada de perspetiva do outro e empatia.
Com a colaboração do grupo de teatro do oprimido, e partindo do pressuposto de que todo o ser humano é capaz de crescer através da arte, foram realizadas mais 4 sessões, onde se construiu uma peça de teatro, com recurso a técnicas, exercícios e jogos teatrais, e numa tentativa de se ultrapassar a linha entre os problemas que vivemos diariamente e as alternativas de resolução de problemas para intervir na sociedade.
No “Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia”, com a peça “Problemas do dia-a-dia”, surgiu uma discussão alargada, em formato de ensaio aberto, onde foi explorado o que é a “normalidade”, sem julgamentos e aceitação da diversidade.
VANTAGENS DA PRÁTICA NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO
Estimular a auto regulação emocional, resiliência e coping.
Promoção do relacionamento interpessoal, comunicação entre pares e a gestão de conflitos.
Desenvolver a tomada de decisão responsável em situações sociais e de resolução de problemas. A descoberta do Eu e do Eu em interação com o meio/outros.
RESULTADOS OBTIDOS
Este projeto surgiu como resposta a um questionário realizado pela Universidade Católica, inserido na formação “Educação para a Cidadania”, onde se verificou, no âmbito da “Abertura à diversidade”, que @s alun@s denotaram dificuldades na aceitação d@ outr@ diferente. Mais especificamente na questão “Em que medida te relacionarias com pessoas com uma orientação sexual diferente da tua ou com uma deficiência?”. Esta proposta de trabalho teve a colaboração da YUPI de VNF e do Grupo de Teatro do Oprimido do Porto. Teve avaliação positiva, de acordo com este grupo de trabalho e será novamente avaliado com recurso aos questionários da Universidade Católica, no âmbito deste estudo.
EQUIPA DO PROJETO/ATIVIDADE
Judite Costa – juditecosta@aegondifelos.pt
Carla Castelo Branco – direcao.carla@aegondifelos.pt
DADOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Nome: Agrupamento de Escolas de Gondifelos
Telefone: 252 952 155
Correio eletrónico: direcao.roberto@aegondifelos.pt
Direção: Roberto Lopes