ESTABELECIMENTO DE ENSINO
AE D.Afonso Henriques, Santo Tirso
TÍTULO DO PROJETO
Projeto eTwinning- Lutar contra as discriminações
CATEGORIAS
Cidadania, Pedagogia
PÚBLICO-ALVO
Secundário
DISTRITO
Porto
OBJETIVOS
- Problematizar e identificar tipos de discriminação.
- Adquirir os conhecimentos, atitudes e hábitos que permitam comportar-se de forma saudável e equilibrada em relação às solicitações do meio e dos outros.
- Participar em atividades de grupo adotando um comportamento construtivo, responsável e solidário.
- Reconhecer e apreciar a pertença a grupos com características e traços próprios, respeitando e valorizando as diferenças com outros grupos e recusando qualquer classe de discriminação por este facto.
- Reconhecer estereótipos e preconceitos.
- Desenvolver competências digitais.
- Desenvolver competências em línguas estrangeiras.
- Desenvolver a criatividade e o espírito crítico.
- Promover a autonomia.
DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA
A aprendizagem foi ativa, trabalhando o desenvolvimento da autonomia, iniciativa, e criação de algo novo (textos, infográficos, representação “teatral”, vídeos), assim como o aperfeiçoamento de conhecimentos do espanhol e incremento das competências digitais. Esperava-se aumentar a tolerância face ao diferente, através da reflexão e debate, contribuindo para uma visão alargada e respeitosa do mundo. O trabalho foi em pequenos grupos e os resultados foram, entre outros, cartazes e infográficos . Os cartazes foram apreciados e discutidos. Os alunos fizeram perguntas e responderam, gravando em vídeo. Houve ainda uma reunião via zoom, que permitiu tomar consciência da diversidade: uma vila de Portugal, onde a diversidade é reduzida, e uma pequena cidade de França, com alunos de diferentes origens culturais. Depois foi a redação das cenas, mostrando compreensão do tema e as cenas imaginadas estavam alinhadas com o mesmo. Depois foi filmar, fazer edição de vídeo e montar o e-book.
VANTAGENS DA PRÁTICA NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO
Trabalhar em projetos eTwinning é sempre muito prazeroso para alunos e professores, os ganhos nas línguas estrangeiras, nas competências diditasi, no trabalho colaborativo e no alargamento de horizontes são evidentes. Paralelamente também se trabalham competências essenciais das disciplinas envolvidas.
RESULTADOS OBTIDOS
A avaliação que os alunos realizaram do projeto foi muito positiva e afirmaram também que os seus conhecimentos sobre o fenómeno da discriminação aumentaram e se consolidaram. O levantamento da informação foi efetuado mediante um google forms.
EQUIPA DO PROJETO/ATIVIDADE
Maria Antónia Brandão – mbrandao@aedah.pt
Isabelle Fernandez