ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco
TÍTULO DO PROJETO
Projeto Marka
CATEGORIAS
Inclusão, Inovação, Sustentabilidade
PÚBLICO-ALVO
1º Ciclo, 2º Ciclo, 3.º Ciclo, Secundário
DISTRITO
Braga
OBJETIVOS
- Construção de um currículo identitário, resultante da articulação do currículo nacional com o património local;
- Valorizar o Património Natural da Região;
- Desenvolvimento do espírito crítico sobre o meio natural que os envolve;
- Capacidade de debate e de comunicação científica e;
- Desenvolvimento da consciência e responsabilidade e cidadania tendo em vista a sustentabilidade do Planeta.
DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA
O Projeto Marka tem uma metodologia trabalhada em 4 desafios. No início de cada ano letivo, docentes e entidade parceira selecionaram uma espécie trabalhar. Uma vez selecionada a espécie, a entidade parceira local proporciona aos alunos um workshop (Desafio I). Depois os alunos trabalharam os conteúdos nas aulas de Ciências Naturais (Desafio II). Este conhecimento é sintetizado em pósteres científicos/infográficos. É articulado com Cidadania e disciplinas artísticas (Desafio III), onde expressam, de forma artística, o conhecimento adquirido. No final do ano, todos os alunos, do 3º ao 12ºano apresentam (Desafio IV) os seus trabalhos à comunidade.
Através do desenvolvimento deste projeto podem ser trabalhadas várias competências nos alunos preconizadas no PASEO, entre eles o desenvolvimento do espírito crítico sobre o meio natural que os envolve, a capacidade e sensibilidade artística, capacidade de pesquisa, de debate e de comunicação científica.
VANTAGENS DA PRÁTICA NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO
Esta ação é de extrema importância para o conhecimento e preservação da biodiversidade local. Em cada ano letivo é selecionada uma espécie local ou com importância local para ser estudada e articulada com os conteúdos curriculares de determinadas disciplinas. Desta forma, os alunos conhecem as características de cada espécie trabalhada, tomando consciência das ameaças às mesmas e das formas de as proteger. Envolvem-se ainda em ações, que visam a conservação destas espécies. Os alunos desenvolvem, também, aprendizagens mais significativas, uma vez que compreendem conteúdos das disciplinas curriculares mas que se articulam com o património local, e portanto aprendem de forma intencional.
RESULTADOS OBTIDOS
São realizados questionários a todos os intervenientes, e temos tido resultados/opiniões muito positivas. Os alunos adquirem novos conhecimentos sobre espécies que desconheciam, aprendem a realizar pósteres científicos, a comunicar cientificamente, a trabalhar em grupo e relacionam-se com entidades e especialistas locais que lhes proporcionam informações mais atualizadas e enquadradas no património local.
EQUIPA DO PROJETO/ATIVIDADE
Ricardo Ferreira – adjunto.ricardoferreira@aeccb.pt
Sónia Barreiras -1302@aeccb.pt
DADOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Nome: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco
Telefone: 252 501 390
Correio eletrónico: geral@aeccb.pt
Diretor: Carlos Teixeira