ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Escola Profissional de Aveiro
TÍTULO DO PROJETO
EpAlerta
CATEGORIAS
Cidadania, Inclusão
PÚBLICO-ALVO
3.º Ciclo, Secundário
DISTRITO
Aveiro
OBJETIVOS
- Promover a inclusão de todos os alunos, através da participação em atividades adaptadas, promovidas pela EPA;
- Sensibilizar para as dificuldades da pessoa com deficiência e/ou incapacidade;
- Capacitar e dotar de ferramentas para o apoio aos alunos com mais dificuldades;
- Prevenir situações de bullying; Trabalhar questões motivacionais e de absentismo, através do envolvimento/compromisso com um projeto;
- Desenvolver competências pessoais e sociais, de forma transversal.
DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA
O Projeto EPAlerta é um projeto de educação interpares que visa sensibilizar a comunidade educativa e local para as dificuldades e experiências da vida diária da pessoa com deficiência e/ou incapacidade. A cada ano são criados grupos de trabalho, compostos por alunos, que desenvolvem temas de trabalho, dentro da área da inclusão, com vista a divulgarem os desafios inclusivos junto da comunidade educativa e local. Ao longo destes 7 anos de existência, já foram realizados inúmeros desafios, todos eles muito diferentes entre si. Destacamos alguns projetos que nos orgulham:
- bengala eletrónica para cegos;
- criação de dinâmicas vivenciais de rolleplaying de diferentes tipos de deficiências e ou incapacidades;
- formação de “Tutorias de Pares” para apoio de alunos com Necessidades educativas especificas;
- e mais recentemente o projeto está centrado na criação de um repositório de conteúdos digitais inclusivos através do Curso Técnico Profissional de Eletrónica e Telecomunicações.
VANTAGENS DA PRÁTICA NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO
A metodologia da Educação Interpares permite aumentar o grau de envolvência de todos os intervenientes do processo e garantir uma maior aplicabilidade em situações reais.
RESULTADOS OBTIDOS
Desde 2017, que a EPA dinamiza este tipo de iniciativas junto da sua comunidade educativas e local. À data, foram realizadas iniciativas de cariz diferenciado de acordo com as necessidades, expectativas e potenciais dos grupos dinamizadores. As iniciativas foram realizadas dentro da comunidade educativa e na comunidade local, seja em atividades realizadas em contexto de rua, em escolas, IPSS´s, empresas e Eventos. A EPA tenta todos os anos inovar na forma como passa a mensagem da inclusão.
EQUIPA DO PROJETO/ATIVIDADE
Paulo Quina – Coordenador Técnico e Pedagógico – paulo.quina@epa.edu.pt
Maria Manuel Carvalho – Coordenadora EMAEI – maria.carvalho@epa.edu.pt