ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Agrupamento de Escolas Gil Eanes
TÍTULO DO PROJETO
Banco de Voluntariado Juvenil
CATEGORIAS
Cidadania, Escola, Família
PÚBLICO-ALVO
1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo, Secundário
DISTRITO
Faro
OBJETIVOS
1. Envolver a comunidade escolar os alunos, os professores, auxiliares de educação e encarregados de educação em ações de sensibilização ambiental (plantação de árvores, limpeza do espaço escolar, poupança de energia, etc.);
- Ações de recolha de bens alimentares, higiene e conforto destinados a grupos sócio-económicos carenciados (crianças, idosos e famílias carenciadas);
- Ações de apoio e acompanhamento de idosos, crianças e deficientes institucionalizados do município;
- Ações de cooperação com o NÚCLEO DE VOLUNTARIADO LOCAL MUNICIPAL;
- Ações de apoio e interação com os animais do Canil Municipal e Associações de Proteção dos Animais locais; acolhimento de propostas provenientes de outras organizações/IPSS.
2. Promover a sensibilização para atitudes de tolerância, inclusão, interajuda e cooperação.
3. Valorizar a Escola como promotora de valores em interação com a comunidade.
DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA
- Trata-se de um modelo criado para proporcionar formas funcionais de interação da comunidade escolar com a comunidade envolvente e instituições locais, regionais, nacionais e internacionais no sentido da cooperação na área do apoio e solidariedade visando a sustentabilidade social e humana.
- Envolve a escola como um todo, encarregados de educação e entidades externas locais, regionais, nacionais e internacionais, neste caso através da cooperação indireta.
- Os alunos são preparados para a sua vivência social em contexto mais alargado tomando consciência da sua condição de cidadania no contexto comunitário.
VANTAGENS DA PRÁTICA NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO
- Promove o sucesso educativo numa escala mais ampla, social e humana que não apenas o sucesso académico.
- Os(as) alunos(as) são valorizados como pessoas, a par da sua condição de estudantes. Neste sentido o B.V.J. constitui apenas mais uma valência funcional para atualizar o potencial de ser pessoa em sociedade, promovendo o seu humanismo, tolerância e aceitação do outro numa perspetiva de cooperação.
RESULTADOS OBTIDOS
Este projeto já existe há mais de vinte anos no Agrupamento Gil Eanes (AEGE). Até ao surgimento da pandemia, a comunidade educativa, em particular os alunos, desenvolveram atividades presenciais nas instituições locais de acompanhamento de idosos, crianças e deficientes institucionalizados do município (SCML, NECI, CASLAS, CASA STO AMARO); ações de cooperação com o NÚCLEO DE VOLUNTARIADO LOCAL MUNICIPAL; ações de apoio e interação com os animais do Canil Municipal e das Associações de Proteção dos Animais locais (Cadela Carlota, etc.). Todas estas atividades em paralelo com a colaboração com o Banco Alimentar, Oikos, Unicef, AMI, etc.
EQUIPA DO PROJETO/ATIVIDADE
Fernando Ildefonso (coordenador) – fernandoildefonso@aegileanes.pt
Ana Fernandes
Carla Sardinha
DADOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Nome: Agrupamento de Escolas Gil Eanes
Telefone: 282 770160
Diretora: Paula Couto
Correio eletrónico: gestaogileanes@aegileanes.pt