ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Agrupamento de Escolas da Lousã
TÍTULO DO PROJETO
Caixa do Bem-Estar
CATEGORIAS
Inclusão, Inovação
PÚBLICO-ALVO
1.º Ciclo
DISTRITO
Coimbra
OBJETIVOS
- Potenciar uma abordagem mais positiva à Perturbação do Espectro do Autismo;
- Identificar estratégias para facilitar o sentimento de bem-estar emocional e felicidade do aluno;
- Promover e aumentar os sentimentos positivos do aluno com Perturbação do Espectro do Autismo.
DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA
Para alunos com PEA faz uma grande diferença se o seu ambiente lhes oferece ou não experiências sensoriais regulatórias. Partindo desta premissa e necessidade de intervenção, o projeto iniciou com a participação de todos os envolvidos na atuação junto do D. (2.º Ano), sem comunicação verbal oral, com PEA no Curso de Formação “Autismo e Bem-Estar: Estratégias Práticas”, dinamizado por Peter Vermeulen e promovido pela ARCIL. Depois foi pedido a todos que refletissem sobre que objetos poderiam contribuir para aumentar a felicidade do aluno e minimizar situações de meltdown através do Questionário do Bem-Estar, para uma visão mais completa de como o D. funciona nos diferentes contextos. Os colegas também identificaram fontes de sentimentos e sensações positivos neles próprios e no D. O D. decorou uma caixa que foi recheada com os materiais sugeridos: bolas de sabão, Pop It, plasticina, … A Caixa do Bem-Estar do D. está na sala e é-lhe permitida a sua exploração sempre que necessita.
VANTAGENS DA PRÁTICA NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO
Sendo uma estratégia que potencia o bem-estar a alunos com Perturbação do Espectro do Autismo, diminuindo ou atenuando as situações de desregulação sensorial e emocional, entende-se que a mesma contribuiu de imediato para a promoção do sucesso educativo do aluno, pois permite que o mesmo se foque nas situações de aprendizagem propostas aumentando a sua participação. Para os alunos da turma foi uma oportunidade para aprender a fazer trabalho colaborativo e desenvolver competências de cidadania.
RESULTADOS OBTIDOS
A felicidade é um conceito subjetivo e abstrato, logo difícil de medir, e a fonte de felicidade de um indivíduo muitas vezes não é efetivamente conhecida (nem mesmo para o próprio aluno com Perturbação do Espectro do Autismo, por causa das dificuldades com autoconsciência). Almejando diminuir as situações de desregulação sensorial e emocional, dotando o aluno e os seus pares de materiais/estratégias “amigáveis do aluno” que o ajudem a potenciar a sua felicidade e bem-estar emocional foi visível, em alguns momentos, que a existência da Caixa do Bem-estar na sala de aula evitou o despoletar de um meltdown. A convite dos pares e/ou adulto o aluno explorou o conteúdo da caixa e escolheu um material/atividade que o ajudou a regular. Considera-se que a avaliação do impacto da implementação desta dinâmica ainda carece de mais tempo, mas no dia-a-dia faz-se um balanço muito positivo e enriquecedor no âmbito das práticas de inclusão.
EQUIPA DO PROJETO/ATIVIDADE
Docentes de Educação Especial do Agrupamento de Escolas da Lousã (CAA-EB2) – lopeseunice42@aglousa.com
Técnicos do CRI – ARCIL – cri@arcil.org
DADOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Nome: Agrupamento de Escolas da Lousã
Telefone: 239 990 140
Correio eletrónico: agrupamento.lousa@aglousa.com