Skip links

Escola IN – Ser em Sociedade

ESTABELECIMENTO DE ENSINO

AE de Arcozelo

TÍTULO DO PROJETO

Escola IN – Ser em Sociedade

CATEGORIAS

Inclusão, Humanismo, Cidadania

PÚBLICO-ALVO

1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo, Secundário

DISTRITO

Viana do Castelo

OBJETIVOS

  • Promover o desenvolvimento de competências socioemocionais, nomeadamente relacionadas com a consciência social e as relações interpessoais;
  • Intervir sobre o fenómeno da violência interpares de uma forma preventiva e positiva, através do envolvimento em projetos de cidadania ativa;
  • Incentivar a participação dos próprios alunos enquanto agentes promotores de um clima escolar positivo;
  • Proporcionar espaços e oportunidades de partilha de conhecimentos e experiências interpares;
  • Fomentar reflexões sobre a experiência e aprendizagens realizadas (a destacar: o fenómeno das microagressões no espaço escolar; o papel do educador/professor; trabalhar em grupo).

DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA

No âmbito da ação “Ser em Sociedade”, inserida na Medida Atitude Pro 1 do Projeto “Escola IN”, alunos de uma turma do 9º ano desenvolveram atividades sobre o tema “microagressões”. Estas atividades seguiram uma sequência lógica de:

a) exploração, compreensão e apropriação da temática;

b) identificação do fenómeno no quotidiano escolar e intervenção sobre o mesmo (trabalho de campo);

c) desenvolvimento de ações de sensibilização sobre o tema dirigidas à comunidade escolar (nomeadamente, elaboração de cartazes e sua exposição; distribuição de panfletos; dinamização de sessões e atividades de sensibilização junto de turmas do 1º, 2º e 3º ciclos; partilha de informação sobre o tema junto dos docentes, assistentes operacionais e assistentes técnicos);

d) debater e refletir acerca das experiências de “ser educador”, de trabalhar e cooperar em grupo, e das boas práticas na luta contra a violência interpares.

VANTAGENS DA PRÁTICA NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO

O envolvimento direto dos alunos na exploração, tratamento e divulgação dos conteúdos permite uma compreensão e apropriação mais completa dos mesmos, bem como o desenvolvimento de áreas de competências diversas (informação e comunicação, pensamento crítico e criativo, relacionamento interpessoal e desenvolvimento pessoal). Além disso, reforça a responsabilização para com o bem-estar individual e coletivo e para a adoção de comportamentos que se coadunam com o trabalho realizado, encorajando-os a praticar valores centrados na pessoa e na dignidade humana. Ao assumirem o papel de agentes educativos, os alunos assumem igualmente a responsabilidade de atuar como modelos para os pares, incentivando-os a adotar atitudes humanistas e inclusivas. Já os demais alunos tendem a mais facilmente integrar experiências e informações comunicadas pelos pares, comparativamente àquelas comunicadas por adultos, aumentando a sua disponibilidade para seguir os modelos comportamentais oferecidos.

RESULTADOS OBTIDOS 

Através do feedback e reflexões tecidas pelos alunos envolvidos diretamente na ação “Ser em Sociedade”, acreditámos que esta prática educativa contribuiu para a promoção de competências do desenvolvimento pessoal e do relacionamento interpessoal, nomeadamente:

a) adequar comportamentos em contextos de aprendizagem, cooperação, partilha, colaboração e competição;

b) interagir com tolerância, empatia e responsabilidade, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

Além da melhoria geral em termos da consciência social e das relações interpessoais dos alunos, esta ação reforçou o papel individual enquanto agentes promotores de um clima escolar mais positivo. Quanto à comunidade educativa, a auscultação revela que os alunos ficaram, no geral, mais sensibilizados para a temática das microagressões, acreditando-se que o facto de a intervenção/sensibilização ter sido realizada por pares/outros alunos tenha grandemente contribuído para esta maior apropriação do tema.

EQUIPA DO PROJETO/ATIVIDADE

  • Equipa Escola IN – EscolaIN@aearcozelo.pt
  • José Carlos Fernandes (subdiretor) – zfernandes@aearcozelo.pt
  • Jéssica Fernandes (psicóloga) – jessica.psi@aearcozelo.pt
  • Ana Maria Oliveira (docente) – anamartinsoliveira@aearcozelo.pt
  • Cláudia Cerqueira (docente) – cmrcerqueira@aearcozelo.pt
  • Diana Castro (docente) – cunhadiana@aearcozelo.pt
  • Isabel Laranjo (docente) – islaranjo@aearcozelo.pt
  • José Armando Ferreira (docente) – joseferreira@aearcozelo.pt

DADOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Nome: AE de Arcozelo

Morada: Rua da Fonte da Pia, nº. 527  Arcozelo – 4990-240 – Ponte de Lima

Telefone: 258 909 060

Correio eletrónico: geral@aearcozelo.pt

Diretor: Manuel Fernandes de ​Amorim​

Publicado em 22 de Junho, 2023
Este sítio web recorre ao uso de cookies para proporcionar uma melhor e mais personalizada experiência de utilização aos seus visitantes. Ao usar este sítio web aceita o uso de cookies tal como descrito na nossa Política de privacidade. Mais informações.