A plataforma RELEVO® - Comunidade Nacional de Boas Práticas Educativas é uma plataforma digital para disseminação de boas práticas educativas levadas a cabo pelos mais variados intervenientes no processo educativo – alunos, professores, diretores, pais e encarregados de educação, autarquias e outras organizações (com e sem fins lucrativos), que desempenham um papel determinante no sistema educativo. Este projeto pretende fomentar o trabalho colaborativo e dar lugar à partilha de atividades de excelência, realizadas nas escolas portuguesas, promotoras do sucesso educativo dos alunos.
1) Criar comunidades de partilha e de aprendizagem de boas práticas educativas que promovam o sucesso educativo dos alunos;
2) Dignificar, valorizar e prestigiar o papel de cada ator educativo;
3) Construir uma cultura de excelência e um clima positivo no sistema educativo português;
4) Estimular o intercâmbio de ideias e de experiências inovadoras;
5) Aumentar a qualidade do sistema educativo;
6) Promover o estabelecimento de parcerias e a quebra de forças de bloqueio à inovação educativa;
7) Promover uma aproximação das práticas educativas aos desígnios presentes e futuros da Educação nacional.
Visa divulgar por todo o território nacional as boas práticas educativas, condutoras ao sucesso educativo dos alunos, de acordo com os princípios e valores definidos no “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.
A plataforma RELEVO® - Comunidade Nacional de Boas Práticas Educativas dirige-se a alunos (as), pais e encarregados (as) de educação, professores(as), diretores(as) e demais profissionais de educação de todas as comunidades educativas do território nacional, que realizem práticas educativas que promovam o sucesso educativo, desde o nível de escolaridade do pré-escolar até ao secundário.
São todas as práticas, claramente promotoras do sucesso educativo, incluídas nas seguintes categorias:
Avaliação; Cidadania; Coadjuvação; Competências; Disciplina; Empreendedorismo; Escola; Excelência; Família; Humanismo; Inclusão; Inovação; Liberdade; Liderança; Pedagogia; Responsabilidade; Solidariedade; Sustentabilidade.
A seleção destas categorias de práticas educativas decorreu de um Inquérito por Questionário aplicado a nível nacional, com 2816 respostas válidas, repartidas por 781 alunos (as), 753 encarregados (as) de educação, 1229 professores (as) e 53 diretores (as) e distribuídas geograficamente por 532 da região Norte, 200 da Área Metropolitana do Porto, 518 da região Centro, 1129 da Área Metropolitana de Lisboa, 69 da região do Alentejo e 363 da região do Algarve.
Os resultados obtidos neste trabalho de investigação permitiram identificar e ordenar, entre as 40 práticas educativas que constituíam o questionário, as que foram classificadas maioritariamente como “Extremamente Importante” para a promoção do sucesso educativo dos alunos, tendo sido a base para a criação das categorias das práticas educativas que são elegíveis para publicação na Plataforma RELEVO® -Comunidade Nacional de Boas Práticas Educativas.
A publicação dos projetos na plataforma RELEVO® - Comunidade Nacional de Boas Práticas Educativas e a sua respetiva manutenção competem ao administrador do projeto, sendo que para cada ator educativo participar somente é necessário:
1.Enviar o formulário que pode ser preenchido em: https://forms.gle/fhZsLXsBZ3MFkZh47;
2. Adicionar ao formulário uma ligação para um vídeo no Youtube de apresentação do projeto/atividade com duração máxima de 2/3 minutos OU em alternativa, carregar um ficheiro com uma imagem ilustrativa do projeto/atividade.
Podem participar na plataforma RELEVO® - Comunidade Nacional de Boas Práticas Educativas todos os intervenientes no processo educativo, designadamente alunos, professores, diretores, pais e encarregados de educação, outros profissionais de educação, autarquias e outras organizações (com e sem fins lucrativos) que desempenham um papel determinante no sistema educativo.
A designação de “Boa Prática Educativa” é atribuída às práticas educativas claramente promotoras do sucesso educativos dos alunos, incluídas nas seguintes categorias:
Avaliação; Cidadania; Coadjuvação; Competências; Disciplina; Empreendedorismo; Escola; Excelência; Família; Humanismo; Inclusão; Inovação; Liberdade; Liderança; Pedagogia; Responsabilidade; Solidariedade; Sustentabilidade.
Podem ser submetidas, simultaneamente ou em momentos diferentes, todas as propostas de práticas educativas que estejam incluídas nas categorias de “Boas Práticas Educativas”.