Skip links

Banco dos Afetos

ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Escola Secundária de Francisco Franco

TÍTULO DO PROJETO

Banco dos Afetos

CATEGORIAS

Cidadania, Humanismo, Solidariedade

PÚBLICO-ALVO

Secundário

DISTRITO

RA Madeira

OBJETIVOS

BANCO DE AFETOS nasceu em 2016 resultante da parceria de dois Projetos Escolares existentes na Escola ESFF, o LIS (Laboratório de Investigação Social) e o GPS (Gerar Percursos de Sucesso), que criaram uma rede de angariação de voluntários na ESFF para intervir localmente em instituições credíveis, sediadas na RAM.

O Banco apresentava duas esferas de atuação, uma interna, com voluntários na estrutura física do Banco de Afetos a prestar informações sobre as missões e os propósitos do Banco de Afetos e outra externa à escola, enviando voluntários para as 14 instituições com quem o Banco de Afetos estabeleceu parceria.

DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA

Na sua atuação interna, assinalou o dia do Voluntário, do Obrigado e do Amor e da Amizade, ações importantes para cultivar as relações e alimentar os Afetos. Ministrou formação aos jovens Voluntários em Personal Planning, Autoconhecimento, Coaching e Motivação intrínseca. O Banco dos Afetos pretende pôr em prática o desenvolvimento da cidadania, combatendo as dependências emocionais que impedem a autonomia dos jovens, assentando todo o seu trabalho na livre expressão e na intenção de os guiar na descoberta do mundo, que os cerca, abraça e acolhe. O Voluntariado cruza-se necessariamente com o conceito de cidadania. Termo que corresponde à evolução no sentido da sua integração social plena. Na adolescência, o voluntariado é parte integrante na educação da participação cívica, propícia a descoberta das próprias potencialidades, contribui para o amadurecimento afetivo, para o aumento da autoconfiança e da autonomia orientada, no sentido da responsabilização pessoal e social.

VANTAGENS DA PRÁTICA NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO

O Banco dos Afetos acredita que o sucesso académico é tanto maior quanto maior for o envolvimento em todas as outras componentes da vida social, aprimorando aptidões e atitudes, tendo todas estas valências uma relação direta para a formação de um ser humano pleno, com pensamento crítico altamente rentabilizado e polinizador de boas práticas para a vida social.

Um jovem com a capacidade de tomar decisões, integrado em qualquer estrutura social apto para o mercado de trabalho, torna-se um ativo promotor de riqueza material e humana e consequencialmente promotor do bem-estar social e da coesão social e, desta maneira, um ser humano feliz.

O Voluntariado é também a escola da educação sociopolítica destinada a despertar a consciência do adolescente. Resulta numa aprendizagem da cultura, da solidariedade, num compromisso ético, para com a equidade social e para com a cidadania ativa. O Voluntariado pode e deve ser a resposta aos novos desafios com os quais a comunidade escolar se depara.

RESULTADOS OBTIDOS

Promove atividades de intervenção cívica na comunidade potenciadoras de competências críticas, reflexivas e transformadoras na área social, a destacar:

  • Sessão explicativa para dar a conhecer o projeto e abrir as atividades à comunidade.
  • Duas recolhas de Bens Alimentares para a Cáritas Diocesana do Funchal.
  • Organização da II Campanha de Recolha de Bens, para a Fundação de São Filipe.
  • Visitas de estudo às associações com posterior orientação dos Voluntários para as ações regulares de Voluntariado.
  • Participação no II Encontro Jornadas Memória & Esperança” na ESFF.
  • Conferências sobre SAÚDE MENTAL, ambiente e Doação de Sangue.
  • Mobilização da comunidade com o Movimento Solidário pela Ucrânia.
  • Colaboração com a Liga Portuguesa contra o Cancro na Campanha “HPV e Quê?”.
  • Criação de uma nova parceria com a Associação – Lions Clube do Funchal.
  • Participação na Semana dos Clubes, Núcleos e Projetos, com sessões de Yoga e de Poesia e mensagens de apoio à Ucrânia.

EQUIPA DO PROJETO/ATIVIDADE

Sandra Freitas – freitassmr@esffranco.edu.pt 

Cristina Pestana – pestanacd@esffranco.edu.pt

DADOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Nome: Escola Secundária de Francisco Franco

Telefone: 291 202 820

Correio eletrónico:  geral@esffranco.edu.pt

Direção: António Nascimento Pires

Publicado em 25 de Outubro, 2022
Este sítio web recorre ao uso de cookies para proporcionar uma melhor e mais personalizada experiência de utilização aos seus visitantes. Ao usar este sítio web aceita o uso de cookies tal como descrito na nossa Política de privacidade. Mais informações.