Skip links

Músicas&Musicais

ESTABELECIMENTO DE ENSINO

AE Nuno Gonçalves

TÍTULO DO PROJETO

Projeto Músicas&Musicais – Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves

CATEGORIAS

Disciplina, Excelência, Inclusão

PÚBLICO-ALVO

2.º Ciclo

DISTRITO

Lisboa

OBJETIVOS

Para além da (1) promoção de atividades artísticas-musicais essenciais para a formação dos jovens, este projeto visa a (2)valorização do trabalho de equipa bem como o (3)desenvolvimento da autoestima, (4)da autonomia, (5)da concentração e (6) do respeito pela diferença, com vista à(7) inclusão educativa e social dos grupos mais vulneráveis da comunidade escolar, no que concerne a alunos em risco de abandono escolar, com necessidades educativas especiais, alunos estrangeiros e jovens com carências de ordem económica e social.

DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA

M&M surge no AE Nuno Gonçalves em 2004, com o objetivo de facilitar a integração dos jovens e desenvolver a criatividade e a comunicação através de diferentes aprendizagens artísticas. Desenvolve-se em duas vertentes – Teatro Musical e Orquestra-abrangendo alunos do 1º Ciclo ao Secundário. A Orquestra surgiu em 2008, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Oriente. Presentemente tem o apoio da Junta de Freguesia da Penha de França. Para além de espetáculos diversos, anualmente, realiza-se uma Gala Solidária cuja receita reverte a favor de uma instituição de solidariedade social. A inscrição no projeto é feita no início de cada ano pelos alunos, por sugestão do Diretor de Turma/CT, ou Psicóloga Escolar. Trimestralmente é realizado e apreciado um relatório, onde consta a assiduidade dos alunos inscritos e respetivo grau de empenho. Ao nível das competências sociais, é feita apreciação de cada performance para análise do “saber estar” dos alunos em diferentes contextos.

VANTAGENS DA PRÁTICA NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO

Do desenvolvimento das práticas artísticas resultam dinâmicas pedagógicas construídas a partir não só da variedade de reportórios e de metodologias que abarcam a diversidade dos alunos, mas também do trabalho colaborativo e dos vínculos afetivos. Incluindo-se todos os intervenientes no processo de aprendizagem, as interações resultantes são elas próprias fonte de novas aprendizagens:

  • do trabalho e da aprendizagem cooperativa aos relacionamentos interpessoais e à responsabilização;
  • da disciplina e da concentração à autonomia e à auto estima;
  • da execução instrumental/vocal à gestão de emoções;
  • da montagem de cenários ao cumprimento de regras e à gestão de trabalho em grupo;
  • do mérito e do esforço à disciplina e ao saber estar.

A intervenção de artistas e os ambientes profissionais em que ocorrem estas atividades performativas, (e o fim a que se destinam -causas solidárias) são fonte de motivação para os jovens que se empenham ainda mais.

RESULTADOS OBTIDOS

Para se obterem os dados relativos à participação e empenho dos alunos nas atividades de complemento curricular/enriquecimento curricular, é realizado um relatório anual, onde consta a assiduidade dos alunos inscritos e o seu grau de empenho. Este empenho é apreciado trimestralmente nas respetivas turmas, com base numa escala de 5 graus, em que 1 indica que o aluno não se revelou empenhado e o grau 5 significa que o aluno se mostrou muito empenhado. Relativamente aos dados sobre o desempenho artístico recorre-se à aplicação de um questionário e à recolha de testemunhos sobre a qualidade e organização dos eventos. Músicas&Musicais continua a ser o projeto com maior número de inscrições no Aeng, abarcando alunos de todas as escolas. No presente ano letivo, conta com 56 alunos no grupo de Teatro Musical e 45 alunos na Orquestra. Os alunos tem participado em projetos europeus tendo-se deslocado em abril a Itália, para realização de concerto com alunos da República Checa, Suécia e Itália.

EQUIPA DO PROJETO/ATIVIDADE

Rosário Lucena – rosario.lucena@aenunogoncalves.com (coordenadora do projeto)

DADOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Nome: Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves

Telefone: 218 147 488

Correio eletrónico: isabel.dionisio@aenunogoncalves.com

Direção: Isabel Dionísio

Publicado em 19 de Maio, 2022
Este sítio web recorre ao uso de cookies para proporcionar uma melhor e mais personalizada experiência de utilização aos seus visitantes. Ao usar este sítio web aceita o uso de cookies tal como descrito na nossa Política de privacidade. Mais informações.