ESTABELECIMENTO DE ENSINO
EB23 Nun’Álvares – Arrentela
TÍTULO DO PROJETO
Cenário Digital (Exposição Digital)
CATEGORIAS
Cidadania, Humanismo, Inovação
PÚBLICO-ALVO
2.º Ciclo, 3.º Ciclo, Secundário
DISTRITO
Setúbal
OBJETIVOS
- Proporcionar a criação artística, alinhada à tecnologia e à cidadania;
- Consciencializar a comunidade educativa para os assuntos que preocupam os alunos;
- Utilizar a arte como meio para sensibilizar e mudar o mundo;
- Promover o trabalho em grupo e o debate em torno de temáticas importantes no mundo atual (racismo, poluição, violência, guerra, etc.)
DESCRIÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA
No seguimento do trabalho desenvolvido ao longo do primeiro semestre, na disciplina de TIC, os alunos do 6º ano criaram um total de 67 obras de arte (digitais), desenvolvendo as suas ideias no decorrer das aulas.
De um modo geral, cada grupo de alunos escolheu um tema, algo que gostariam de mudar no mundo enquanto artistas, selecionando uma imagem alusiva ao tema, passando por um processo de edição, ao ponto de ficar irreconhecível, passando pela descrição de um propósito (nome e sinopse) e desenvolvimento estético.
Consideramos que este projeto orienta os alunos para todos os princípios incorporados no PASEO, através de uma base humanista, procura pelo saber e aprendizagem, inclusão, disponibilizando espaço para adaptabilidade e ousadia, preocupação pela sustentabilidade e estabilidade, assim como uma articulação expansiva ao nível das artes, línguas, desporto, matemática, ciências experimentais e sociais, alargando o campo de ação e de interesse dos mesmos, perante o mundo.
VANTAGENS DA PRÁTICA NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO
Considerando esta prática educativa na promoção do sucesso educativo, salientamos que a nossa metodologia de trabalho, articulada com o processo criativo e arte digital, disponibiliza uma panóplia de ferramentas para o desenvolvimento dos alunos, a nível pessoal, emocional e social, vinculando a componente artística, tecnológica e filosófica no currículo dos mesmos, proporcionando um espaço para a partilha dos interesses e debate sobre as preocupações entre os alunos e a comunidade educativa.
RESULTADOS OBTIDOS
A exposição conta com a participação de aproximadamente 300 alunos, num culminar de 70 obras nomeadas e descritas pelos mesmos. A nível de visualizações a exposição conta com 200 visualizações, no espaço de quase um mês, sem recorrer a publicidade. No início do segundo semestre, através da partilha com os encarregados de educação e publicidade por parte da autarquia, acreditamos atingir valores muito superiores, ao nível de visualizações.
Relativamente aos indicadores qualitativos, gostaríamos de salientar o interesse e entusiasmo demonstrado pelos alunos, no desenvolvimento das obras e principalmente na abertura da exposição, culminando com a apreciação dos demais colegas e direção do agrupamento, como um projeto que unificador das várias áreas do conhecimento (prático, artístico e teórico) e o mundo interior e exterior dos alunos, ou seja a sua perspectiva, a sua realidade.
EQUIPA DO PROJETO/ATIVIDADE
- Ricardo Mestre – f1346@aenunalvares.edu.pt
DADOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Nome: EB23 Nun’Álvares
Telefone: 212 210 207 / 963 105 594 / 963 105 577
Diretora: M.ª Paula Coito
Correio eletrónico: direcao@aenunalvares.edu.pt